Arrancou mais uma semana cultural Beirã uma iniciativa da Casa das Beiras Community Centre de Toronto, desta agremiação local que pugna pela preservação e disseminação dos valores ancestrais e culturais desta vasta região do centro de Portugal Continental aqui pelo sul do Ontário.
No dia 21 do corrente mês de Setembro, no salão nobre da sua sede social, localizada no 34 da Caledónia Road, com a participação de muitos sócios e amigos, bem como dos seus elementos directivos, foram hasteadas as bandeiras do Canadá e de Portugal e cantados os seus hinos tendo diversos convidados apresentado as suas felicitações ao presidente desta colectividade, Bernardino Nascimento, pela efeméride dos quais destacamos a Cristina Martins, que representou a Federação de Empresas e Profissionais Luso-Canadianos, o vereador César Palácio da cidade de Toronto, os deputados das áreas provincial e federal, respectivamente, Jonah Schein e Andrew Cash e a gerente da CGD/Caixa Geral de Depósitos, no Canada, Ana Ochoa. Presente tambem neste certame os quatro dirigentes do sindicato, o maior da América do Norte, a LIUNA/Local 183, os luso-canadianos, Jack Oliveira, Luis Camara, Nelson Melo e Bernardino Ferreira.
|
Seguiu-se o jantar de gala, preparado pelo Chefe Manuel Pires proprietário do restaurante em Viseu, “ O Cortiço”, e neste momento presente em Toronto durante a semana festiva em curso a fim de preparar os excelentes (deliciosos) pratos da gastronomia daquela região de Portugal. Já que tocamos no assunto gostaríamos de focar todos estes deliciosos pratos que vem sendo servidos alguns simplesmente fantásticos como Ensopado de cabrito, Espetada mista, Feijoada a moda do Chefe Pires, Entrecosto no forno, Bacalhau a lagareiro, Carne de porco a portuguesa, Arroz de pato a moda antiga, Bacalhau a Braz e muitos outras `guloseimas`, sopas e aperitivos de fazer `estalar` o palato do mais exigente apreciador da boa gastronomia regional.
Nesta noite de abertura actuou o Rancho Folclórico da Casa (o conhecido Rancho Académico de Viseu) e as duas tunas académicas, a de Toronto e da cidade da Covilhã, a Luso Can-Tuna e a Desertuna da Universidade da Beira Interior, respectivamente.
Nas noites seguintes foi um desfilar de folclore com os ranchos do Arsenal do Minho, As Tricanas, Casa da Madeira, Casa dos Poveiros, Estrelas do Norte, Nazaré, Portuguese Cultural Club of Vaughan e Associação Cultural do Minho. No que concerne aos nossos artistas claro que não foram esquecidos com Steve Vieira, Cláudio e Daniela e numa noite dedicada a juventude (na quinta-feira, 26, com Tiffany Costa, Corps Zuma Fitness e do grupo City Dance.
Outra noite (terça-feira, 24) foi dedicada aos patrocinadores tendo todos sido citados e recebido uma placa de apreciação e gratidão pelo apoio a esta semana.
Mais actuações da Desertuna, durante a semana, na terça-feira e no encerramento, no sábado, que agradou plenamente a quantos ali vieram para participar nestas noites de alegria e cultura.
O ponto mais alto desta semana foi na sexta-feira (27) dedicado ao Fado, onde actuaram grandes mestres do nosso elenco local, o Mário Jorge, Fátima Ferreira, Teresa Lopes, Manuel Silva que foram acompanhados por Gabriel Teves (guitarra portuguesa), Tony Melo (viola do fado) e Leonardo Medeiros (viola baixo).
Finalmente foi o encerrar desta certame de riqueza regional onde no sábado, dia 28, contou, para abrilhantar a noite, com a presença de Henrik Cipriano e da tuna académica Desertuna, da Universidade da Covilhã. Mais alegria com a sempre boa disposição do Henrik, sempre "acompanhado" por um vasto reportório de anedotas e de boa disposição.
Durante estes dias foram expostos muitos trabalhos de artesanato, de rendas, ferramentas e alfaias agrícolas antigas bem como vestuário regional.
Voltar para Eventos Sociais |